Notícias

Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais – Seleção de Estagiários

quinta-feira, 27 de abril de 2017, às 14:20

REVISTA DE DIREITO COMPARADO E ESTUDOS CULTURAIS – EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

Os PROFESSORES FABRÍCIO BERTINI PASQUOT POLIDO E MARCELO MACIEL RAMOS tornam público e Edital de Seleção para preenchimento de 2 (duas) vagas de estágio voluntário, a ser realizado junto à REVISTA DE DIREITO COMPARADO E ESTUDOS CULTURAIS – RDCEC, editada sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Regras para a Seleção

 Requisitos do candidato. O candidato a estagiário da RDCEC deve ter perfil proativo e dinâmico a fim de auxiliar a Equipe Editorial e colaboradores do periódico em suas rotinas de funcionamento e aperfeiçoamento. Deverá disponibilizar semanalmente 12 (doze) horas de efetivo trabalho a ser desempenhado nas dependências da sala da Revista. Para a boa execução das funções é imprescindível conhecimento avançado da Língua inglesa e conhecimentos básicos em informática. Envolvimento e disponibilidade de aprender e solucionar questões da rotina editorial são requisitos mais importantes do que experiências prévias para a função a ser preenchida.

Candidatura e prazo. Candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço eletrônico: rdcec.ufmg@gmail.com, com a discriminação de assunto “Candidatura Estágio – RDCEC”, contendo: (i) nome completo do aluno, que deve estar regularmente matriculado em algum curso de graduação da UFMG; (ii) número de matrícula UFMG; (iii) telefone para contato e (iv) carta de motivos expondo as razões pelas quais gostaria de empreender atividades como estagiário da RDCEC. Termo final do prazo de envio: 8 de maio de 2017 (segunda-feira).

III. Seleção e Critérios. A seleção será realizada com base na análise dos documentos de candidatura, a saber a cartas de motivos com a avaliação em entrevista a ser realizada pelos Editores-Chefes da Revista. Serão selecionados os dois candidatos cujos perfis melhor se adequarem às tarefas a serem desempenhadas. A entrevista com os candidatos será realizada no dia 11 de maio de 2017(quinta-feira), às 17h, na sala do Colegiado de Pós-Graduação em Direito da UFMG (11º andar do Ed.Villas Boas – Pós-graduação).

Resultados. Os candidatos selecionados serão contactados por e-mail ou telefone até o 15 de maio de 2017 (segunda-feira) e o resultado será publicada na seção de notícias do portal da revista: https://seer.ufmg.br/index.php/rdcec/announcement e da Pós-Graduação em Direito.

Atividades de estágio junto à RDCEC:

O estagiário da RDCEC deverá realizar 12 (doze) horas semanais de efetivo trabalho no projeto, cumprindo atividades definidas pela coordenação, em período compatível com seu horário de aula. A sede das atividades é a Sala da Revista, localizada no 11º andar do Edifício Villas Boas da Faculdade de Direito da UFMG.

Incluem-se nas atribuições do estagiário diversas atividades de cunho logístico e administrativo para, em conjunto com os Editores-Chefes e colaboradores da revista, empreender o regular andamento e o desenvolvimento das atividades do periódico.  Dentre elas, exemplificativamente, incluem-se: (i) a gestão do portal da RDCEC no sistema OJS, (ii) bem como da página da revista no Facebook; (iii) a comunicação com autores, editores e diagramadores, visando prestar informações, resolver possíveis questões e manejar o encaminhamento dos textos a serem publicados para a revisão por pares (peer review); (iv) trabalhos de formatação e revisão de textos de acordo com as normas acadêmicas da revista; (v) diligências no sentido de buscar oportunidades de bolsas e fomento para o desenvolvimento da revista; (vi) esforços de buscar meios de divulgação e ampliação da revista.

Essas atividades, bem como outras que porventura se mostrarem necessárias, demandarão do estagiário alto grau de proatividade, sendo a sua função justamente a de buscar desempenhá-las da maneira mais autônoma e eficiente possível. Mensalmente ocorrerá uma reunião ordinária com os diretores e colaboradores da revista para acertamentos que pautarão as atividades do estagiário, isso sem prejuízo de eventuais encontros extraordinários para designação de tarefas e esclarecimento e resolução de questões mais urgentes.

 Oportunidades oferecidas pelo estágio na RDCEC:

As atividades junto à RDCEC são oportunidades de grande aprimoramento profissional, acadêmico e intelectual para os interessados. Na área do Direito, em especial nos Estados Unidos, Inglaterra e China, existe grande prestígio sobre a atuação de integrantes do conselho de Editores Juniores das revistas jurídicas, demonstrando envolvimento da comunidade estudantil em projetos editoriais.

O estagiário terá acesso de primeira mão aos textos e discussões sobre os temas de Direito Comparado, Direito Internacional, Estudos Culturais, Antropologia Jurídica e outras áreas afins. Contribuirá para a reativação de um periódico tradicional da Faculdade de Direito da UFMG, que desponta para um futuro promissor. Sem falar o contato direto com pesquisadores envolvidos em projetos vinculados a estas áreas, o que abre amplas possibilidades de atuação em futuros projetos, sendo amplamente indicado aos que pretendem desenvolver futuramente atividades de pesquisa ou extensão. O manejo das questões logísticas e administrativas trará experiências úteis ao desenvolvimento de projetos futuros. Possibilitará familiaridade com a estrutura interna da universidade e dos programas de fomento, bem como da realidade editorial científica. Estas habilidades se demonstram de grande valia para os interessados em atividades acadêmicas.

Por fim, e não menos atrativo, a RDCEC oferecerá ao estagiário local de trabalho na Faculdade de Direito, contando com equipamentos úteis ao desenvolvimento de suas atividades de estágio e acesso a recursos de pesquisa.

Incentiva-se fortemente a participação da seleção, principalmente para alunos que desejam se iniciar em atividades acadêmicas na universidade.

 

Prof. Dr. Fabrício Bertini Pasquot Polido

Editor-Chefe da RDCEC


Prof. Dr. Marcelo Maciel Ramos

Editor-Chefe da RDCEC