Internacionalização

A internacionalização tem sido um principais eixos de atuação do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, estruturado sob uma série de ações e objetivos, dentre os quais se destacam:

  • estímulo ao potencial transformador e interdisciplinar de cooperação acadêmica internacional para estabelecimento de redes de pesquisa colaborativa, dentro das linhas do Programa, com amplo envolvimento de docentes e discentes;
  • caráter estratégico das parcerias objetivadas com instituições de excelência no exterior, como universidades, centros e institutos de pesquisa, para as quais sejam assegurados níveis de horizontalidade e visibilidade.
  • ampliação de orientações de doutorado em cotutelas com universidades estrangeiras, além de estágios de doutorado sanduíche de alunos do Programa, com atividades programadas dentro das linhas de pesquisa;
  • realização de  seminários conjuntos de pesquisa, workshops para discussão de artigos e relatórios de pesquisa;
  • estímulo a fontes de alternativas de mobilidade docente e discente – com integração entre Graduação e Pós-Graduação –
  • incentivos aos estágios de pesquisa pós-doutoral e estadas de visitas de professores em ambas instituições;
  • realizações de eventos conjuntos, como módulos de videoconferência e cursos de inverno/verão nas instituições;
  • oferta de disciplinas regulares módulos concentrados de curta duração em língua estrangeira, com participação de professores visitantes e professores do corpo permanente.
  • desenvolvimento de publicações conjuntas envolvendo projetos de pesquisas colaborativos entre PPGD e instituições estrangeiras, compreendendo linhas de pesquisa no PPGD-UFMG.

Algumas parcerias têm merecido destaque, como os convênios com as Universidades de Laval, Barcelona e Kent, com eventos, projetos e publicações relevantes já realizados.

Importantes eventos com escopo de internacionalização foram realizados e apoiados pelo Programa nos últimos anos, dentre os quais se destacam: Journée d’étude sur la méthodologie et l’épistémologie juridiques – Univ. Laval e UFMG;  Transnational Research Initiatives: A overview of the Bingo Project in Brazil;  Joint Seminars on Private International Law – UFMG-Univ.Ferrara; Seminários UFMG-Univ.Nova de Lisboa “O Direito Colonial como objeto de investigação”;  Morning Talk with Prof. Chamu Kuppuswamy, da Univ. Oxford; Seminário Internacional de Mediação, Seminário “Noves demandes del Món. Construint el Saber Post-disciplinar”; Research Seminar “Law and Vulnerability, Derecho y Vulnerabilidad; Congresso Internacional de Direito Constitucional e FIlosofia Política; Seminário Internacional “A filosofia contemporânea legal e a positividade da lei”, II Congresso de Diversidade Sexual e Gênero; II Seminário Brasil-Italia/Univ.Trento e  III Congresso Internacional de Justiça de Transição.

Em outubro de 2016, o Colegiado do PPGD adotou Novo Plano de Internacionalização 2017-2020, o qual se encontra consolidado pela Resolução No. 02, de 19 de outubro de 2016 do PPGD, em três eixos centrais: (I) Eixo Cooperação Interinstitucional Internacional; (II) Mobilidade Acadêmica Internacional; (III) Diversidade e exogenia do corpo discente, do corpo docente e de pesquisadores. Consulte aqui o texto da Resolução.