MATRÍCULA – 1º Semestre de 2017 – Alunos Regulares

Matrícula on-line para Alunos Regulares/Veteranos

CALENDÁRIO

Período Letivo: 2017/1
Data de início do período de matrícula on-line: 30/01/2017
Data-limite para envio da proposta pelo aluno: 03/02/2017
Data-limite para avaliação pelo Orientador: 10/02/2017
Data-limite para reenvio da proposta pelo aluno: 15/02/2017
Data-limite para reavaliação do Orientador: 17/02/2017
Data-limite para efetivação de matrícula: 20/02/2017

Disciplinas Ofertadas, Clique aqui

INFORMAÇÕES GERAIS

Ao realizar sua matrícula online, de acordo com as seleções feitas em conjunto com o(a) orientador(a), os discentes deverão atentar para a matrícula nas atividades obrigatórias de Seminários Metodológicos da Linha de Pesquisa (ofertadas no primeiro e segundo semestres letivos) e observar o número mínimo de créditos por semestre, tal como exigido pelo Artigo 42 do Regulamento do PPGD de 2013 (consolidado segundo a reforma de 2016):

Art. 42. O aluno deverá cursar, no mínimo, 8 (oito) créditos por semestre, salvo se já houver cursado o número mínimo de créditos para a defesa.
Parágrafo único. O mínimo de 8 (oito) créditos não se aplica ao aluno que estiver cursando os últimos 4 (quatro) créditos necessários para a integralização.
Da mesma forma, aos ingressantes no Programa, a partir de 2017, importante que sejam conhecidos todos os dispositivos do Regulamento de 2013, com a revisão de novembro de 2016, relativamente a estrutura curricular:

Art. 37. A estrutura curricular do Mestrado e do Doutorado compreende:
I – núcleo comum, totalizando o mínimo de 04 (quatro) créditos no Mestrado e 12 (doze) créditos no Doutorado, assim composto:
a) seminários metodológicos, ofertados por linhas ou projetos de pesquisa, devendo o aluno cursar 4 (quatro) créditos no Mestrado e no Doutorado;
b) pesquisa avançada, devendo o aluno integralizar o mínimo de 8 (oito) créditos no Doutorado;
II – núcleo livre, composto por disciplinas escolhidas em consonância com o projeto discente de pesquisa, no qual o aluno deverá cursar o mínimo de 20 (vinte) créditos no Mestrado e 24 (vinte e quatro) créditos no Doutorado;
§ 1º. Os seminários metodológicos, preferentemente coordenados por um grupo de professores, constituem-se em fóruns de debate dos projetos de pesquisa discentes em desenvolvimento.
§ 2º. Se apresentar temas distintos, o aluno poderá aproveitar uma disciplina tantas vezes quantas forem necessárias ao desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, desde que no máximo duas vezes com o mesmo professor ou com o mesmo grupo de professores.
§ 3º. Entre as disciplinas do núcleo livre, o aluno poderá incluir, com autorização do orientador, disciplinas conexas à sua tese ou dissertação oferecidas por outros programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG.
Art. 38. Durante a fase de elaboração de dissertação ou de tese, e até sua defesa, o aluno, independentemente de estar matriculado em atividades acadêmicas curriculares, deverá matricular-se em “Elaboração de Trabalho Final”.